BAD aprova financiamento de acesso à energia para seis países africanos
Túnis, Tunísia (PANA) - O conselho de administração do grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou terça-feira um Quadro de Financiamento do Acesso à Energia (LEAF), para o qual o Banco investirá até 164.000.000 dólares americanos para promover energias renováveis descentralizadas em seis países do continente africano, indicaram nesta terça-feira, fontes mediáticas em Túnis.
O financiamento inscreve-se no quadro de um programa de 800.000.000 dólares americanos, que contribuirá para estimular investimentos comerciais e em moedas locais para intensificar atividades das empresas descentralizadas de energia renovável no Gana, na Guiné Conakry, na Etiópia, no Quénia, na Nigéria e na Tunísia, precisou o BAD num comunicado.
Neste quadro de financiamento de acesso à energia, lançado pela instituição africana, quase 18 projetos descentralizados de energia renovável deverão ser financiados, dando acesso a 6.000.000 pessoas e empresas, o que representa 28.800.000 toneladas de CO2 (dióxido de carbono), de redução das emissões de gás com efeito de estufa, durante toda a duração de vida dos sistemas.
O BAD desenvolveu este programa (LEAF), em colaboração com o Fundo Verde para o Clima, indicou o comunicado.
Sublinhou que, no período de seis anos, o LEAF desembolsará financiamentos concessionais, disponbilizará instrumentos de aumento de crédito e fornecerá uma assistência técnica para atrair investidores do setor privado, incluindo bancos locais, a fim de financiar e acelerar os esforços destinados a abastecer o continente de energias.
Em África, numerosos países estão confrontados com desafios para chegar a um acesso universal a uma eletricidade duradoura, limpa, abordável e fiável, revelou o BAD.
De acordo com o último relatório de acompanhamento do objetivo de desenvolvimento sustentável (ODD7), quase 600.000.000 Africanos não têm acesso à eletricidade.
-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/FK/DD 22fev2022