BAD apresenta a setor privado oportunidades de negócios para África do Norte
Túnis, Tunísia (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) organizou, nos últimos dois dias, em Túnis, um seminário de oportunidades de negócios destinado à África do Norte.
Após Joanesburgo (África do Sul) e Naibori (Quénia), esta apresentação na capital tunisina teve por objetivo reforçar o diálogo entre o BAD e o setor privado, identificando ao mesmo tempo novas oportunidades de investimento e financiamento, indica um comunicado do Banco a que a PANA teve acesso.
O seminário acolheu quase 200 participantes provenientes de 23 países que representam empresas da indústria, da engenharia civil, das obras públicas e de assessoria.
Lassaad Lachaal, conselheiro especial do presidente do BAD, Akinwumi Adesina, fez a alocução de abertura em nome do diretor-geral do Banco para a África do Norte, Mohamed El Azizi.
Ele destacou nomeadamente a finalidade deste seminário “ nascido desta ambição de transformar a formidável potencialidade do continente em crescimento e empregos e, concretamente, em melhores condições de vida para as populações africanas”.
A responsável do BAD para a Divisão da Mobilização dos Recursos e Parcerias, Valérie Dabady, sublinhou “a importância do setor privado que, graças a transferências de perícias e de experiências estruturantes, é capital para acompanhar uma execução ótima das operações do Banco a fim de contribuir para a transformação económica do continente”.
Os participantes exprimiram fortes expetativas durante o seminário, considerando o encontro como "uma oportunidade para melhorar o nosso conhecimento das prioridades e operações do Banco Africano de Desenvolvimento".
"As comunicações e intervenções ofereceram-nos uma leitura aprofundada dos procedimentos de adjudicação de contratos e das regras ambientais e oportundidades de negócios que deixam aparecer novas perspetivas de desenvolvimento a favor do nosso continente”, acrescentou Dabady.
No termo das comunicações, foram realizadas reuniões bilaterais entre os diferentes atores do setor privado e as equipas técnicas do Banco. Estas trocas de ideias pressagiam futuras colaborações que apoiarão as operações da instituição, nota o comunicado.
A parceria entre o BAD e os países da África do Norte dura há quase meio século, mobilizando um compromisso financeiro total da instituição de cerca de 23 biliões 700 milhões de dólares americanos.
Estes financiamento cobrem diferentes setores como a energia, a água, os transportes, a agricultura e o desenvolvimento social.
-0- PANA BB/IS/FK/IZ 6out2019