BAD apoia concessão de projeto de metro aéreo no Gana
Joanesburgo, África do Sul (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) deu o seu apoio a um acordo de concessão para a construção de um comboio de alta velocidade, em Accra, capital do Gana.
O acordo foi assinado durante uma conferência de imprensa organizada no segundo Fórum Africano sobre o Investimento, que decorreu de segunda à quarta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul.
"É um grande dia para o Gana!", declarou o Presidente ganense, Nana Akufo Addo. “Vim aqui ano passado e voltei este ano para me assegurar de que o projeto avança. Isto prova a que ponto o Fórum de Investimento em África é importante. A assinatura deste acordo está em boa via para melhorar a vida dos nossos cidadãos”.
O projeto de metro aéreo Accra, que representa um investimento de dois biliões e 600 milhões de dólares americanos, é um meio de transporte público de grande capacidade completamente automatizado e rentável, utilizando a tecnologia de propulsão pneumática.
O sistema vai transportar mias de 380 mil passageiros anualmente e vai produzir cerca de cinco mil empregos durante a sua fase de aplicação.
"É o que África quer: acordos finalizados", declarou por seu turno Akinwumi Adesina, presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento. “É que nós queremos é que África invista em África! Queremos ver este tipo de coisa produzir-se todo o tempo. Este projeto vai modernizar o Gana fornecendo transportes verdes aos seus cidadãos”, acrescentou.
Solomon Assamoah, gestor de fundos para os investimentos nas infraestruturas, considera que este projeto vai profundamente transformar a capital económica do Gana.
“Trata-se de uma contribuição maior para o desenvolvimento das infraestruturas no Gana e em África no seu todo. Necessitamos de transportes coletivos. Este projeto vai contribuir para ultrapassar os engarrafamentos”, explicou.
Para o ministro ganense das Infraestruturas Ferroviárias, Joe Ghartey, fez-se um trabalho árduo em conjunto para atingir esta fase do projeto. "Temos ainda trabalho a fazer para poder dizer ao Mundo inteiro, até ao ano próximo, que o financiamento do projeto acabou e que a sua fase operacional começou”.
Também o diretor-geral do Centro de Investimento do Gana, Yofi Grant, declarou-se confiante que o projeto seria finalizado até ao ano próximo.
O Fórum para o Investimento em África é um mercado transacional inovador e multipartido concebido pelo BAD, para mobilizar capitais, fazer avançar os projetos até à fase do financiamento e acelerar o encerramento financeiro das transações.
-0- PANA AR/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 13nov2019