Agência Panafricana de Notícias

BAD anula $ 150 milhões de dívida do Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) renunciará a uma dívida dum montante global de 150 milhões de dólares americanos contraída pelo Burundi, anunciou sexta-feira em Bujumbura o director de Pesquisa da instituição bancária, Léonce Ndikumana.
Léonce Ndikumana falava à margem dum seminário de apresentação dum relatório sobre "Perspectivas Económicas em África" elaborado pela instituição bancária panafricana para o ano 2009.
O director de Pesquisa do BAD anunciou, na mesma ocasião, que a sua instituição iria conceder nos próximos dias 15 milhões de dólares americanos para apoiar o programa de criação de empregos no Burundi.
Os beneficiários do projecto são as populações urbanas e periurbanas, as populações rurais, as associações comunitárias, os agentes e pessoas das pequenas e médias empresas, gabinetes de estudos e trabalhos bem como as associações de produtores.
O projecto cobrirá três províncias do centro e do norte do Burundi que se caracterizam por uma forte pressão demográfica (mais de 400 habitantes/quilómetros quadrados), bem como uma forte presença de populações vulneráveis, como refugiados, ex-combatentes e deslocados da guerra civil da década passada.