BAD abre assembleia anual virtual
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - A cerimónia de abertura da 567ª assembleia do Conselho dos Governadores do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e 47ª assembleia anual do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD), ala concessional do Grupo da instituição financeira, realiza-se virtualmente esta quarta-feira, 23 de junho de 2021.
De acordo com o canal de imprensa do BAD, a assembleia anual deste ano decorre sob o lema “Construir Economias Resilientes em África Pós-Covid-19”.
Ela precisa que os governadores dos 54 países-membros regionais e 27 países-membros não regionais do Banco assistem à cerimónia de abertura, em que serão pronunciados uma série de discursos por membros-chaves do Banco e outras partes interessadas.
O ministro ganense das Finanças, Ken Ofori-Atta, presidente atual do Conselho dos Governdores, dirige-se à assistência.
Quase três mil participantes são esperados para assistir às reuniões online. Entre eles, figuram ministros das Finanças, governadores de Bancos Centrais, decisores políticos, representantes de grupos da sociedade civil, responsáveis de organizações internacionais, empresários dos Estados-membros do Grupo do Banco e jornalistas.
Após a cerimónia inaugural, haverá um debate de peritos sob o lema « Da Resolução da Dívida ao Crescimento: o Caminho a Percorrer para África”.
Durante esta sessão, os Governadores do Banco partilharão os seus pontos de vista sobre as principais conclusões e recomendações de Política Geral do Relatório Perspetivas Económicas de 2021 em África do Banco.
Entre os intervenientes confirmados figuram Kristina Georgieva, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI); Ngozi Okonko-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMS) e Ahmed Shide, ministro das Finanças da Etiópia.
-0- PANA VAO/MA/BAI/JSG/FK/IZ 22junho2021