Agência Panafricana de Notícias

Avião de caça nigeriano despenha-se no Níger

Bamako, Mali (PANA) – Um avião de caça nigeriano ao serviço da Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISMA) despenhou-se segunda-feira última no oeste do Níger, vizinho do Mali, matando os dois pilotas, informa quarta-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).

O aparelho de tipo Alpha jet, que não estava em missão de combate, despenhou-se perto da aldeia de Diargol, no oeste do Níger, às 12h05 locais.

Um inquérito está em curso, todavia um alto responsável da aeronáutica evocou um problema técnico, confirmando que o avião não foi atacado.

O aparelho era um dos quatro aviões da frota militar nigeriana baseada em Niamey, a capital nigerina, no quadro da MISMA.

Este acidente é o primeiro do género registado no território nigerino desde o desdobramento das tropas africanas no Mali, que se seguiu à operação Serval, lançada em janeiro último pela França em apoio ao Exército maliano para perseguir grupos armados islamitas que ocupavam o norte do Mali há cerca de 10 anos.

Desde o início das operações militares, aviões militares franceses, tchadianos e aviões sem pilotos norte-americanos utilizaram o aeroporto de Niamey para missões no Mali.

-0- PANA GT/JSG/CJB/DD 8maio2013