Agência Panafricana de Notícias

Aviação francesa faz mais 970 saídas no Mali no quadro da operação Serval

Bamako, Mali (PANA) – A aviação francesa procedeu a mais de 970 saídas e a mais de 170 ataques aéreos no quadro da operação Serval visando libertar o norte do Mali que estava ocupado por grupos islamitas armados, indica um comunicado do Estado-Maior das Forças Armadas francesas.

Este balanço das atividades da aviação francesa cobre o período entre 11 de janeiro último, data do lançamento da operação militar Serval contra grupos islamitas armados, e 13 de fevereiro corrente, de acordo com o texto.

Mais de 970 saídas aéreas no sentido global foram realizadas tanto nas operações de ataques, como nas de transporte ou de apoio, precisa o comunicado.

Os aviões franceses realizaram mais de 170 ataques neste período enquanto mais de 200 saídas foram efetuadas só por aviões de caça, segundo a nota.

O Exército lança há mais de um mês, em colaboração com as Forças Armadas maliana e africana, uma guerra contra grupos armados islamitas que ocupavam o norte do Mali durante cerca de 10 meses, com todas as espécies de exações cometidas contra as populações em nome da Charia (lei islâmica).

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 19fev2013