Agência Panafricana de Notícias

Avenida batizada em honra do Papa Bento XVI no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – Uma avenida de Ouidah, cidade situada a cerca de 50 quilómetros de Cotonou e ponto de entrada dos missionários em abril de 1861, foi baptizada com o nome do Papa Bento XVI, em homenagem pela sua visita sábado a esta localidade histórica do Benin.

Ouidah, antigo guiché de escravos e cidade fortamente turística, acolhe a primeira basílica da África Ocidental, a Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição, consagrada a 9 de maio de 1909 pelo Monsenhor François Steinmetz.

A cidade alberga desde 17 de fevereiro de 1914 o Grande Seminário Saint Gall, primeira escola católica que formou padres beninenses e da sub-região.

Cidade histórica do comércio triangular, Ouidah concentra muitas partes importantes da colonização do Benin, simbolizados pelo "Caminho do Escravo», o Forte Francês, o Forte Português, tornados museus, e o cemitério militar francês.

Vários grandes nomes do cristianismo foram enterrados nele, nomeadamente o Monsenhor Louis Parisot, falecido em 1960, e o Cardeal Bernardin Gantin, morto em 2008.

-0- PANA IT/DIM/TON 19novembro2011