Agência Panafricana de Notícias

Autoridades marroquinas apreendem 16 toneladas de droga no porto de Casablanca

Rabat, Marrocos (PANA) – As autoridades marroquinas abortaram sexta-feira no porto de Casablanca, uma grande operação de tráfico de droga, apreendendo 16 mil e 659 toneladas de cannabis destinadas a um dos portos da Líbia em trânsito com destino à Europa, indicou sábado a imprensa marroquina, citando um responsável do porto.

Segundo a mesma fonte, os aduaneiros marroquinos suspeitaram, durante um controlo de mercadorias para a exportação, do conteúdo duma carga que foi passado aos controlos por raio X o que permitiu a descoberta da droga.

Duas pessoas foram depois detidas pelos investigadores liderados pela Polícia Judicial que continua os inquéritos para deter todos os membros da rede implicados neste tráfico que teriam ramificações internacionais.

A droga estava embalada em 329 plásticos utilizados para a distribuição da água, e o seu valor estimou-se em 167 milhões de dirhams marroquinos (cerca de 21 milhões de dólares americanos).

Esta quantidade é a maior apreensão desde o início do ano, enquanto a maior de sempre remonta a abril de 2009, quando os elementos das Alfândegas apreenderam 32 mil e 312 toneladas de droga.

-0- PANA AD/IN/IS/MAR/IZ 08junho2014