Tripoli, Líbia (PANA) - Uma organização humanitária alemã, Sea Watch, apela às autopriodades líbias para se mobilizarem no Mar Mediterrâneo a fim de buscar 13 emigrantes clandestinos dados como desaparecidos, desde que deixarem a Líbia a bordo dum barco, há alguns dias, soube a PAna de fonte segura.
"Passou mais um dia sem qualquer notícia destas pessoas, que estavam a bordo dum barco numa rota de navegação no meio do mar", alarmou-se quarta-feira a filial italiana de Sea Watch.
"Onde estão eles e de que estão a espera as autoridades (italianas) para tomarem todas as medidas suscetíveis de as ajudar a localizarem e salvarem-nos? Será que estão a esperar que o tempo se esgote?" interrogou-se Sea Watch num tweet.
Onze mil 891 emigrantes foram intercetados e trazidos de volta à Líbia entre o início e dezembro de 2020, contra nove mil 225 em 2019, de acordo com estatísticas da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
País simultaneamente de acolhimento e de trânsito da emigração ilegal, a Líbia foi transformada pelo caos de segurança, que se desenvolveu nos últimos anos, num ponto de partida privilegiado para emigrantes clandestinos desejosos de atravessar o Mediterrâneo para a Europa.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 30dezembro 2020