Autoridades burkinabes lançam auditoria geral à administração pública
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Mais de uma centena de estruturas públicas e ministeriais do Burkina Faso serão auditadas nos próximos dias, anunciou segunda-feira a Alta Autoridade para o Controlo do Estado e Combate à Corrupção (ASCE-LC).
“Estas auditorias concerniram a mais de uma centena de estruturas públicas, nomeadamente ministérios e instituições, empresas estatais, fundos nacionais de financiamento, estabelecimentos públicos estatais, coletividades locais”, disse o inspetor-Geral do Estado, Philippe Néri Kouthon Nion.
Nion, que falava em conferência de imprensa, explicou que a primeira vaga de auditorias já está em curso e que diz respeito a três instituições, precisamente a Presidência do aburkina Faso, o gabinete do Primeiro-Ministro, a Assembleia Geral e seis ministérios, mormente Desportos, Infraestruturas, Função Pública, Minas e Carreiras, Urbanismo e Finanças).
"Concluímos, portanto, os trabalhos preparatórios em matéria de defesa e segurança. Estamos a preparar-nos, com as equipas, para perspetivarmos o trabalho no terreno. Isto diz respeito a áreas que identificámos como a questão dos mercados públicos, a questão das missões, de combustíveis e lubrificantes. São matérias que voltam. Paralelamente, ao nível do Exército, temos outras áreas auditáveis que também identificamos", acrescentou.
Sublinhou que a auditoria não visa as pessoas mas sim o processo, o sistema de controlo interno ao dispositivo de gestão de riscos e a governação.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 12abril2022