Agência Panafricana de Notícias

Autores de ataques terroristas na capital maliana condenados à pena capital

Bamako, Mali (PANA) - Dois dos autores dos ataques perpetrados, em 2015, contra o hotel Radisson Blu e o restaurant bar La Terrasse de Bamako, o Mauritano Fawaz Ould Ahmed “Ibrahim 10” e Sadou Chaka “Oussama” foram condenados à pena capital e ao pagamento de uma multa de 10 milhões de francos CFA, no termo de um julgamento realizado quarta-feira na capittal maliana, soube a PANA de fonte judicial.

Durante este julgamento, realizado sob alta segurança com vários filtros de controlo, o acusado principal, Fawaz, julgado por  várias acusação relativas ao terrorismo, reconheceu sem ambiguidades os factos.

Ele afirmou ter agido para vingar as caricaturas do profeta Maomé feitas pelo jornal satírico francês, Charlie Hebdo.

« Nós somos jihadistas e não terroristas, nós fazemos a Jihad (guerra santa). Isso faz parte da nossa religião”, explicou Fawaz, antes de atacar abertamente França  pelos prejuízos causados.

Considerado como um tenente do jihadista argelino Moctar Ben Moctar, Fawaz não mostrou nenhum sinal de arrependimento no Tribunal e o seu companheiro, Sadou Chaka, julgado por cumplicidade dos factos e que transportava as armas para Bamako , declarou que ele estava ao serviço de Fawaz.

« Pedem-me para ir transportar ou acompanhar pessoas, eu executo e é isso”, justificou.se.

O Ministério Público exigiu a pena de morte por fuzilamento.

Mas os advogados da defesa defenderam um alívio da pena e circunstâncias atenuantes.

Após seis horas de debates contraditórios, os acusados foram condenados à pena capital e ao pagamento de 10 milhões francos CFA de multa.

Um terceiro recluso identificado como Abdoulbaki Abdramana Maiga “ Abou Mahamdoune” ausente do julgamento, foi condenado à mesma pena.

Lembre-se que cinco pessoas foram mortas no ataque perpetrado, em março de 2015, contra o restaurante La Terrasse, e cerca de 20 outras, incluindo 14 estrangeiros, no atentado que visou o hotel Radisson, a 20 de novembro do mesmo ano.  

Fawaz esteve igualmente implicado no ataque contra o hotel Byblos, em Sévaré, na província de Mopti, no centro do Mali, que fez 13 mortos, em agosto de 2015, e no atentado em março de 2016 contra o hotel Norte-Sul de Bamako , onde estavam baseados os militares da União Europeia (UE) formadores dos soldados do Exército maliano.

Este último ataque não fez nenhum morto.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 29out2020