Autor de tentativa de golpe de Estado visto em vídeo no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Autoridades burkinabes publicaram domingo à noite, na Televisão Pública, um vídeo no qual aparece um ex-comandante do Exército burkinabe, apresentado como o autor da última tentativa de golpe de Estado contra o atual Presidente do país, Ibrahim Traoré, soube a PANA de fonte oficial.
Nas suas confissões filmadas aquando a sua detenção e difundidas no telejornal da noite de domingo última na Rádiodifusão e Televisão do Burkina Faso (RTB), o ex-comandante das forças especiais, Ahmed Kinda, explicou os contornos da operação que fracassou.
Kinda disse que estava a cumprir uma missão de identificação de homens e do material necessário antes de levar a cabo esta operação.
"Para o efeito, recorremos am mercenários por intermédio de Barry Abdoulaye (jornalista burkinabe). Trata-se de centro-africanos. Pedi um efetivo de 150 pessoas mais armas de tipo AK-47. Quanto ao coletivo, pedi 10 armas de tipo 10 PKM, 10 de tipo RPG-7 e quatro morteiros", acrescentou.
Prosseguindo, disse que, antes da sua captura em Niamey, (capital nigerina), dois dos seus homens tinham sido apanhados também quando progrediam para o Níger.
Revelou ainda ter informado o ex-Presidente da Transição no Burkina Faso, o tenente-coronel Paul Henri Sandaogo Damiba (de 31 janeiro a 30 de septembre 2022), que também faz parte da conspiração.
Kinda deu a conhecer que o jornalista Abdoulaye Barry pagou finalmente 80.000.000 de Francos CFA (FCFA) cerca de 160.000 dólares amricanos, em vez de 10.000.000 de (FCFA), a um indivíduo que o devia pôr contacto com os mercenários e a logística no Níger, antes rumar para Ouagadougou, a capital burkinabe.
Ele foi capturado a 29 de agosto último em Niamey, segundo autoridades burkinabes.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/DD 30setembro2024