Agência Panafricana de Notícias

Aumento de casos de gravidez precoce em Nzeto, norte de Angola

M´banza-Kongo- Angola (PANA) -- A supervisora da saúde reprodutiva e do planeamento familiar do Hospital municipal do Nzeto (Zaire), Maria Teresa Lumna, declarou-se quarta-feira preocupada com o aumento de casos de gravidezes precoces registados naquela instituição sanitária.
De acordo com a responsável, o centro médico notifica pelo menos três novos desses casos por dia que concernem a parturientes cujas idades são compreendidas entre os 13 e os 17 anos.
De Janeiro a presente data, frisou, foram registados mais de 250 casos de gravidez orecice em menores consultadas, com tendência para o aumento das ocorrências nos próximos tempos.
Na sua óptica, é a falta de educação sexual que leva menores a engravidarem muito cedo de mais.
Ela sublinhou a necessidade para os pais de cultivarem o diálogo com seus filhos, abordando temas relacionados também com a saúde reprodutiva, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras questões de interesse dos adolescentes e da juventude.
Ela acrescentou que a sua instituição pretende realizar algumas palestras com estudantes adolescentes e com a juventude em geral.
O Centro de Saúde Reprodutiva e Planeamento Familiar funciona com oito técnicos, entre os quais uma médica cubana, especialista em saúde comunitária e atenção primária.