Aumenta número de casos suspeitos de Covid-19 em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde registou quinta-feira mais oito novos casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19), perfazendo 19 pessoas no total a serem testadas para saber se contraíram ou não a doença.
Na conferência de imprensa diária sobre a situação da pandemia, o diretor nacional de Saúde, Artur Correia, recordou que, neste momento, a atenção das autridades sanitárias “está fortemente virada para a deteção desses eventuais casos".
Artur Correia anunciou que dos casos suspeitos registados (11), na quinta-feira, oito são em São Vicente, incluindo cinco profissionais de saúde que tiveram contacto com a doente chinesa que acusou positivo.
A maioria (4) trabalha no Hospital Baptista de Sousa, mas existe um contactante relacionado com a clínica privada, onde a paciente foi atendida num primeiro momento.
Além destes casos, foram detetados dois na ilha da Boa Vista e dois outros, um na ilha do Fogo, o que acontece pela primeira vez neste local, e outro na Cidade Velha, no município da Ribeira Grande de Santiago.
Depois de enumerar os novos casos suspeitos, o diretor Nacional de Saúde lançou um alerta às pessoas "que já saíram da quarentena" que cumpriram nos hotéis da cidade da Praia, tendo em conta que "algumas não estão a obedecer às recomendações passadas pelos técnicos de saúde.
Apesar de terem saído da quarentena, disse, essas pessoas devem ficar confinadas às suas casas, obedecendo ao Estado de Emergência, decretado pelo Presidente da República, a 29 de março para vigorar até ao próximo dia 17 do mês em curso.
De todos os testes feitos, até ao momento, em Cabo Verde, apenas sete deram resultados positivos de infeção pelo Covid-19, sendo quatro na ilha da Boa Vista, dois na cidade da Praia e um em São Vicente.
Entre os quatro casos positivos, na Boa Vista, um resultou em óbito de um cidadão inglês de 62 anos, que foi também a primeira pessoa a ser testada com a doença no país.
-0- PANA CS/IZ 10abril2020