Aulas reabrem no Gana após flexibilização de restrições contra covid-19
Accra, Gana (PANA) - Todas as escolas devem reabrir este mês, no Gana, enquanto o Governo continua a atenuar as restrições impostas devido ao aumento de casos da pandemia do coronavírus, no ano passado, no país.
O Presidente ganense, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, declarou, domingo, no seu 21º discurso pronunciado desde a confirmação do primeiro caso positivo, neste país da África Ocidental, em março de 2020.
O Ministério indica que, a partir de 15 de janeiro de 2021, os alunos da iniciação, do ensino primário e secundário, tanto no privado como no público, retomarão as aulas.
Todos os alunos a entrarem no liceu começarão as aulas, a partir de 10 de março próximo, enquanto os alunos do segundo e terceiro anos do ciclo secundário reiniciaram as aulas, a 18 de janeiro corrente, disse.
Os estudantes das universidades e outras instituições do superior voltaram aos anfiteatros, a partir de 9 de janeiro de 2021, disse o Presidente ganense.
O renício das aulas far-se-á com o respeito estrito das medidas ligadas à Covid-19.
De acordo com o Presidente Akufo-Addo, não haverá, por enquanto, concentrações de massa de pessoas nem atividades desportivas.
No entanto, as atividades religiosas para os alunos na escola, serão autorizadas, com o respeito das medidas estritas.
"Eu quero, através deste discurso, garantir a todos os pais e tutores que o Governo está determinado a proteger a vida de todos os alunos, docentes e pessoal administrativo”, disse.
O Gana contabilizou a 1 de janeiro último, 879 casos ativos, dos quais 18 casos graves mas sem nenhum caso crítico, e 54 mil e cinco pacientes tratados e declarados curados.
De acordo com as autoridades sanitárias, foram realizados 67 mil 812 testes, incluindo 55.220 casos positivos e 336 óbitos.
De acordo com o Presidente Akufo-Addo, até agora, o Gana não detetou nenhuma cepa da Covid-19.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 04jan2021