Atores políticos preparam-se para campanha eleitoral no Burundirundi
Bujumbura, Burundi (PANA) - Atores políticos preparam-se para começar a campanha, segunda-feira próxima, por três semanas, para as primeiras eleições presidenciais, legislativas e municipais marcadas para 20 de maio próximo, de acordo com o calendário da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
No total, 10 partidos políticos, duas coligações e 18 independentes estão a concorrer às próximas eleições gerais, mantidas apesar das ameaças do coronavírus no país, segundo a fonte.
No plano político, a opinião pública tem receios, tendo em conta as experiências das eleições gerais anteriores, controversas e manchadas pela violência, incluindo uma tentativa falhada de golpe de militar, em 2015.
Desde então, os Burundeses voltaram uma vez às urnas para votar um projeto de uma nova Constituição emendada, votando-a com 79,08 por cento dos votos, com uma participação de 96,2 por cento, dos cerca de cinco milhões de eleitores inscritos.
Uma das emendas cria o cargo de primeiro-ministro na próxima legislatura e aumenta o mandato presidencial, de cinco para sete anos, não renovável mais de uma vez.
A nova constituição que vai nortear as próximas eleições põe ainda termo ao sistema de duas vice-presidências, divididas entre as duas principais comunidades étnicas do país, designadamente os Hutus e os Tutsis, para manter apenas uma.
Porém, na véspera das novas eleições gerais, o líder da oposição, Agathon Rwasa, denuncia a crescente intolerância, atribuíndo-a a militantes do regime no poder, perante militantes da oposição.
Do seu lado, o Governo promete "melhores eleições", não obstante um contencioso eleitoral mal resolvido.
-0- PANA SAS/DIM/DD 22abril2020