Agência Panafricana de Notícias

Atores orizícolas buscam no Senegal meios para mecanização sustentável do setor

Lagos, Nigéria (PANA) – Face à falta de mecanização que compromete seriamente a produtividade do arroz na África Subsariana, representantes dos atores do setor orizícola da região reuniram-se em Saint-Louis, no norte do Senegal, com vista a desenvolver um roteiro para a mecanização sustentável do setor.

Os atores insistiram no facto de que os parcos equipamentos, tais como tratores de duas rodas, semeadores, debulhadoras mecânicas, pequenas ceifeiras, bem como pequenas moagens de arroz deverão ser testados e, se for possível, fabricados localmente.

Os Governos nacionais foram encorajados a aproximar-se das organizações de pesquisa durante a importação dos equipamentos com vista a verificar que a tecnologia é eficaz, duradoura e adaptada às condições locais de orizicultura, disseram eles, acrescentando que esta tecnologia deve ser utilizada e reparada localmente.

«Segundo estimativas prudentes baseadas em inquéritos realizados em 18 países na África Subsariana, reduzir para metade as perdas pós-colheita pela utilização de tecnologias melhoradas significará economizar 900 mil toneladas de arroz branqueado em 2011 na região », declarou Marco Wopereis, diretor-geral adjunto encarregue da Pesquisa do Centro de Arroz para África (AfricaRice) que albergou a reunião na sua estação de pesquisa de Saint-Louis, no norte do Senegal.

A seu ve, isto equivale a cerca de 17 porcento das importações de arroz na região, o que, acrescentou, corresponde ao valor real de 410 milhões de dólares americanos.

Ele indicou que isto permitirá a cerca de dois milhões e 800 mil indivíduos provenientes de lares dos camponeses sairem da pobreza", concluiu Wopereis.

-0- PANA SB/SEG/NFB/TBM/FK/DD 06julho2011