Agência Panafricana de Notícias

Atores culturais de São Tomé e Príncipe traçam políticas para o setor

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, inaugurou segunda-feira em São Tomé o primeiro fórum da cultura nacional, destinado a definir mecanismos e a encontrar meios para resgatar os elementos que sustentam a identidade cultural do arquipélago, soube-se de fonte oficial.

No seu discurso, Manuel Pinto da Costa defendeu que o Estado deve dar uma maior atenção à cultura nacional, insistindo na necessidade urgente de estudos de manifestações culturais e de incentivo ao pluralismo da criação cultural.

O chefe de Estado são-tomense disse ser necessário preservar tudo de bom que foi construído ao longo dos 541 anos da existência de São Tomé, sob pena de o país perder a sua identidade cultural.

No encontro em que tomam parte atores da cultura são-tomense, o ministro da Educação Cultura e Formação, Olinto Daio, que falava em crioulo Forro, disse esperar que as orientações saídas deste certame possam trazer melhorias para os fazedores da cultura no arquipélago.

O primeiro fórum nacional da cultura, que termina sexta-feira, está a decorrer na Biblioteca Nacional, no centro da cidade de São Tomé.

-0- PANA RMG/TON 22Nov2011