Agência Panafricana de Notícias

Ator sudanês recebe Prémio UNESCO-Sharjah 2010 para cultura árabe

Paris, França (PANA) - O ator e diretor de teatro sudanês Ali Mahdi Nouri e o professor francês Cherif Khaznadar receberam o Prémio UNESCO-Sharjah para a Cultura Árabe, de acordo com um comunicado desta agência onusina.

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), anunciou que a sua diretora-geral, Irina Bokova, irá entregar o prémio aos laureados a 15 de abril corrente.

Ali Mahdi Nuri (Sudão) fundou, em 2004, o Teatro Al-Bugaa, que percorre as zonas de conflito no Sudão e apresenta peças interpretadas por crianças-soldados e órfãos de guerra.

As suas criações, inspiradas pelo património cultural do Sudão, incluem várias técnicas de narração e folclore.

"Este trabalho utiliza a língua e a cultura árabes, especialmente nas canções e nas histórias, como a força em que os jovens atores podem reconstruir as suas vidas", indicou o júri internacional que escolheu os vencedores.

No valor de 30 mil dólares americanos para cada vencedor financiados pelo Emirado de Sharjah, o Prémio Sharjah foi proposto pelo xeque sultão Bin Mohammed Al-Qassimi e aprovado pelo Conselho Executivo da UNESCO, em 1998.

Ele reconhece os indivíduos, grupos ou instituições que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento, a difusão e a promoção da cultura árabe no mundo e para a preservação e revitalização do património árabe intangível.

-0- PANA PR/VAO/FJG/TBM/SOC/CCF 08abril2011