Agência Panafricana de Notícias

Atleta paralímpico sul-africano Pistorius reave liberdade brevemente

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O atleta paralímpico sul-africano, Oscar Pistorius, aprisionado no dia de Sao Valetim em 2013, por ter assassinado a sua namorada, a manequin Reeva Steenkamp, sairá da sua cadeia de Pretória a 20 de outubro corrente, soube-se de fonte judicial no local.

Depois de ter cumprido pelo menos um ano de prisão, dos cinco decididos pelo tribunal, por homicídio voluntário, Pistorius devia ter sido liberto em agosto último, mas, no último minuto, o juiz ministro Michael Masutha se opôs a esta decisão.

A Comissão das Libertações Condicionais publicou quinta-feira última um comunicado no qual declara ter dado ao preso suas condições de controlo correcional, "nomeadamente diretivas de psicoterapia e interdições online com a Lei sobre o Controlo das Arma".

Em março, a juíza Thokozile Masipa, que presidiu ao julgamento de Pistorius que deu que falr no mundo inteiro, rejeitou uma proposta dos advogados deste último de impedir o Estado de interpor recurso contra a sua conclusão de que Pistorius foi culpado de homicídio voluntário.

Se o preso for declarado culpado da acusação mais grave de assassinato, ver-se-á inflingir uma pena mais pesada.

O recurso será ouvido em novembro próximo.

-0- PANA CU/SEG/MTA/TBM/FK/DD 16out2015