Agência Panafricana de Notícias

Ativistas tunisinos denunciam negligência das autoridades na gestão de refugiados

Túnis, Tunísia (PANA) - O Fórum Tunisino para os Direitos Económicos e Sociais (FTDES) acusou quarta-feira o Governo tunisino de negligenciar os refugiados de vários países africanos que atravessam momentos difíceis em território nacional antes do seu repatriamento.

Segundo Masoud Ramadani, um dos membros do FTDES, há informações dando conta de "infiltrações organizadas", a partir da vizinha Argélia, de vários refugiados africanos na Tunísia onde são tratados com negligência enquanto esperam a sua transferência para os seus países de origem.

Ele precisou que os refugiados na Tunísia não beneficiam de nenhuma proteção e "vivem uma situação muito difícil, sem água nem eletricidade e são vítimas de atos racistas", apesar de a Constituição tunisina e as convenções internacionais protegerem os direitos dos refugiados.

Ramadani falava numa conferência de imprensa convocada pelo Fórum, na presença de alguns refugiados africanos, para testemunhar o seu quadro sombrio e pedir às autoridades tunisinas que estejam mais atentas aos seus problemas e encontrem soluções para a sua proteção.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/IZ 18dez2014