Agência Panafricana de Notícias

Ativistas preocupados com saúde de jornalista detido em Yaoundé

Yaoundé, Camarões (PANA) - A Rede dos Defensores dos Direitos Humanos na África Central (REDHAC) expressou a sua preocupação com o estado de saúde de Michel Biem Tong, jornalista e defensor dos direitos humanos capturado e detido na Secretaria de Estado da Defesa (SED) desde 23 de outubro último, indica um comunicado da referida entidade divulgado segunda-feira.

A secretária executiva da REDHAC, Maximiliene Ngo Mbé, explicou, no comunicado, que, desde sexta-feira última, Michel Biem Tong sofre de "paludismo e gripe".

"Um membro da sua família que foi à SED sábado último para perguntar sobre a sua situação foi repelido sem mais nem menos", lê-se no texto.

Ngo Mbé frisou que, desde a sua detenção a 23 de outubro último, Michel Biem Tong, também diretor de publicação do site de notícias hurinews.com, está oficialmente privado de visita e, ipso facto, ninguém pode aproximar-se dele.

"Uma vez no local da sua detenção, nem o seu advogado, nem a sua família e muito menos seus colegas não podiam avistá-lo", lamentou.

A secretária executiva da REDHAC acrescentou que o detido, acusado de "apologia do terrorismo", havia sido torturado e que não recebera nenhuma assistência médica.

-0- PANA EB/TBM/DIM/DD 13nov2018