Agência Panafricana de Notícias

Ativistas organizam comício contra Françáfrica em Paris

Paris, França (PANA) – Um comício será organizado a 10 de dezembro próximo na Bolsa de Trabalho de Paris (BTP) para denunciar a persistência do "nebuloso sistema" das relações entre França e as suas antigas colónias da África francófona, mais conhecido sob o nome de Françáfrica, indicou quarta-feira à PANA um dos organizadores do encontro.

"Com a organização deste comício, prosseguimos a nossa campanha de mobilização para pôr termo à Françáfrica, este sistema mafioso que tanto prejudicou o desenvolvimento de África", disse Lanciné Camara.

Promotor do Coletivo dos Humanistas Modernos contra o Processo da Françáfrica, Lanciné Camara prometeu que o seu grupo vai aproveitar esta oportunidade para "analisar a Françáfrica sob os seus diversos aspetos".

Segundo ele, o comício vai permitir abordar questões tais como "Yalta económico" que ameaça África, a utilidade do processo da Françáfrica, a crise ivoiriense vista sob o ângulo das ações da Françáfrica e as eleições presidenciais francesas de 2012.

"Reunimos figuras africanas e não africanas de trajetórias e perfis diferentes para abordar todas estas questões durante um debate franco e sincero. Pretendemos prosseguir a nossa mobilização contra este sistema mafioso que atrasa a democratização e o desenvolvimento da África", concluiu Camara.

-0- PANA SEI/JSG/CJB/IZ 30nov2011