Ativistas esperam eleições pacíficas no espaço CEDEAO
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - A rede de organizações de direitos humanos (RODH) apelou terça-feira para que as próximas eleições no espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decorram "sem violência nem protestos".
Este apelo foi dirigido a representantes das instituições nacionais de direitos humanos (INDH) e dos órgãos de gestão eleitoral no espaço da CEDEAO, num ateliê organizado pela RODH, em Abidjan (Côte d'Ivoire), em parceria com o PNUD.
"O envolvimento das instituições nacionais de direitos humanos nos processos eleitorais para eleições transparentes e pacíficas baseadas no respeito dos direitos humanos na África Ocidental" é o tema principal deste debate iniciado segunda-feira.
O objetivo do encontro é abordar preocupações como o tipo colaboração que se deve estabelecer entre as INDH e os órgãos eleitorais durante as eleições, as principais linhas e níveis desta colaboração, os planos de ação conjuntos a implementar e os processos de monitorização e avaliação a serem adotados para assegurar uma melhor coordenação das eleições
A rede das organizações de direitos humanos pretende encetar uma campanha em prol de eleições pacíficas pelo seu impacto no gozo dos direitos civis e políticos, dos direitos sociais, económicos e culturais e dos chamados direitos de solidariedade.
"Eleições sem violência e sem protestos" é o objetivo central desta sessão de debate de ideias, que postula que 99 por cento dos conflitos na África Ocidental resultam de eleições mal organizadas ou contestadas.
-0- PANA JU/TBM/DIM/IZ 18dez2019