Agência Panafricana de Notícias

Ativistas egípcios organizam manifestação diante de Comissariados da Polícia

Cairo, Egito (PANA) – Ativistas egipcíos convocaram manifestações segunda-feira diante dos Comissariados da Polícia para celebrar o primeiro aniverssário da morte de Khaled Saiid, a mais celebre vítima da brutalidade policial neste país.

Segundo os ativistas, as manifestações deveriam ter lugar diante do Comissariado de Sidi Gaber, na cidade natal de Salid, em Alexandria e perante o do Bulak El Dakrour, situado na capital, Cairo.

Os manifestantes exprimem a sua raiva contra a brutalidade dos polícias e a tortura que continuam de ser praticada às vítimas nos comissariados, apesar da revolução de 25 de janeiro.

A morte de Saiid seria um dos fatores na origem da revolução de janeiro, depois de as imagens do seu rosto inchado começarem a circular na internet.

Sexta-feira, 10 pessoas foram feridas durante confrontos entre militantes e polícias diante do Comissariado da Polícia de Azbakeya, no centro do Cairo.

Cerca de 250 pessoas tentaram atacar o Comissariado da Polícia depois da circulação de notícias sobre a morte de alguns detidos.

Os atacantes utilizaram coquetéis molotov, ao passo que a Polícia respondia com gás lacrimogéneo até que as unidades militares intervieram para dominar a situação.

-0- PANA MI/BOS/AKA/DIM/TON 5jun2011