Agência Panafricana de Notícias

Ativistas dão últimato a Governo líbio para livrar ministérios de dignitários de ex-regime

Tripoli, Líbia (PANA) – Os ativistas da Coordenação da Exclusão Política (CEP) deram ao Governo líbio um ultimato de três dias para “livrar” os seus ministérios dos dignitários do antigo regime, noticiou esta segunda-feira a imprensa líbia citando o porta-voz desta estrutura, Adbel Gharyan.

Este ultimato acontece na sequência do cerco, domingo, por uma milícia armada, das instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros, impedindo os funcionários de entrar nos seus escritórios.

“Nós, da Coordenação da Exclusão Política, pedimos a votação e a adoção da lei sobre a exclusão política pelo Congresso Nacional Geral. Nós temos o apoio de vários ex-rebeldes”, declarou.

Ele precisou que deram ao Governo de Ali Zeidan três dias para libertar os ministérios dos dignitários do antigo regime, nomeadamente o Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde várias pessoas trabalhavam até ao presente como embaixadores e diplomatas no estrangeiro.

"Passados estes três dias, nós pediremos a retirada da confiança do Governo”, advertiu.

Centenas de ex-rebeldes armados cercaram domingo de manhã as instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros, situado no centro de Tripoli.

Estes ex-rebeldes, que participaram na destituição do regime de Kadafi durante a revolução de 17 fevereiro, decidiram proibir o acesso do ministério até à satisfação das suas reivindicações.

A CEP, criada no ano passado, agrupa ex-rebeldes e defensores dos direitos humanos que tentam pressionar o Congresso Nacional Geral (Parlamento) para a adoção da lei sobre a exclusão política que deverá afetar todos os que ocuparam postos de responsabilidade sob o regime de Kadafi.

A lei da exclusão política ainda não foi adotada pelo Congresso onde, há vários meses, discussões estão em curso em torno do assunto.

A votação da lei parece difícil devido a divergências entre coligações políticas no seio da instituição parlamentar.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 29abril2013