Ativista blogueiro raptado no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O blogueiro e ativista burkinabe Naïm Touré, muito crítico ao Governo do Burkina Faso, foi raptado terça-feira à noite por desconhecidos, em Ouagadougou, anunciou esta quarta-feira o seu advogado, Prosper Farama, nas ondas de uma rádio local.
Segundo Farama, homens desconhecidos teriam entrado no domicílio do seu cliente por volta das 22:00 horas locais, quando o ativista foi algemado e levado, criando a impressão de que estava a ser levado a uma esquadra de Polícia, o que "nunca aconteceu".
Para o advogado, que falava à rádio “Liberté”, pertencente ao Movimento Burkinabe dos Direitos Humanos e Povos (MBDHP), esta situação mais se assemelha a um rapto do que a uma detenção.
"Não estamos em condições de dizer exatamente quem realizou este sequestro e por que motivo. Nós não temos nenhuma informação sobre o destino ao qual ele foi conduzido”, disse o advogado.
Prosper Farama prometeu continuar as buscas e contactar oficialmente por correspondência o MBDHP, por considerar tratar-se de "uma situação muito grave e muito perigosa para todos os cidadãos burkinabes”.
Por enquanto, afirmou, "temos esperança de obter informações e que a sua segurança esteja garantida, e esperamos vê-lo, pois nós ousamos crer, muito claramente, que são forças de segurança que (...) fizeram isso e que a sua segurança física e a sua integridade estão preservadas”, acrescentou.
Naïm Touré é conhecido pelas suas publicações hostis ao regime instituído, nomeadamente sobre as situações de segurança e económica do país.
Em junho de 2018, ele foi condenado a dois meses de prisão efetiva após uma das suas publicações sobre a situação de segurança no país.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/FK/IZ 13nov2019