Atividades culturais e desportivas retomam no Benin mas sob condiçāo, diz Governo
Cotonou, Benin (PANA) - O governo beninense autoriza o recomeço das atividades culturais e desportivas mediante uma apresentação de um passe sanitário, segundo um comunicado interministerial divulgado sexta-feira.
"O comité interministerial, tendo em conta a diminuição do número de novos casos e a notável melhoria na cobertura vacinal no nosso país, levanta temporariamente a medida de suspensão de eventos culturais e festivos tomada a 25 de agosto de 2021”, lê-se neste comunicado transmitido à PANA.
No entanto, a organização dos referidos eventos está sujeita às autorizações usuais exigidas, das quais a do Ministério da Saúde, e a sua realização deve obedecer à estrita observância das medidas preventivas recomendadas, incluindo a exigência de um passe vacinal ou um teste PCR De menos de 48 horas.
Esta medida de suspensão poderá ser reinstaurada assim que a situação epidemiológica o justificar, de acordo com o comunicado.
O Benin, que declarou o seu primeiro caso de covid-19 a 16 de março de 2020, tem atualmente 24.907 pessoas infetadas, 161 mortas, 41 em tratamento e 24.705 curadas.
O país lançou uma campanha acelerada de vacinação de dois meses em outubro último para conter a disseminação do coronavírus face às novas ondas que se aproximam.
A campanha intensiva, que mobiliza mais de 1000 equipas em todo o território do Benin, vai abranger todos os Beninenses e estrangeiros residentes no Benin, com idade igual ou superior a 12 anos, de forma a garantir a equidade na oferta vacinal, assegura-se.
Desde a 2 de novembro último, recorda-se, o acesso a todos os serviços públicos, incluindo as autarquias locais, está sujeito à apresentação dum comprovativo de vacinação ou dum resultado negativo do teste PCR de menos de 48 horas.
-0- PANA IT/IS/SOC/MAR/DD 17dez2021