Agência Panafricana de Notícias

Atentados em Paris desafiam humanidade para combater terrorismo, diz Presidente do Togo

Lomé, Togo (PANA) - O Presidente togolês, Faure Essozimna Gnassingbé, considera os trágicos atentados ocorridos em Paris, sexta-feira última à noite, um "desafio lançado contra a humanidade para a luta contra o terrorismo".

Numa mensagem de condolências ao Presidente francês, François Hollande, depois destas ocorrências sangrentas, divulgada no diário governamental Togo Press, esta segunda-feira em Lomé, Faure disse que "os eventos trágicos ocorridos a 13 de novembro de 2015 em Paris são um verdadeiro desafio lançado a toda a humanidade que deve reafirmar a sua fé constante nos ideias de paz e de segurança para todos, bem como a sua adesão à luta contra o flagelo do terrorismo em todos os lados no mundo".

"Estes graves atentados terroristas, duma barbaridade sem precedentes, perpetrados sexta-feira, em diversos locais da capital francesa, mergulharam o povo togolês inteiro numa consternação profunda e num grande pavor", indigna-se o chefe de Estado togolês na sua missiva.

Qualificou de "barbaridades" os ataques, sublinhando que "a escolha dos alvos e o modo operatório utilizado não deixa nenhuma dúvida quanto à vontade dos mandantes de prejudicar os valores seculares que encarna França e que partilham, com ela, todos os povos amantes da paz, liberdade, solidariedade e fraternidade".

A 13 de novembro corrente, grupos de terroristas cometeram diversos atentados na capital francesa fazendo 129 mortos e 352 feridos, dos quais 89 em estado grave, indica-se.

-0- PANA FAA/IS/MAR/DD 16nov2015