Ataque suicida visa patrulha de segurança na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Um terrorista kamikaze fez-se explodir, esta terça-feira de manhã, perto de uma patrulha de segurança em Janzour, no oeste da capital líbia, Trípoli, sem fazer vítimas, de acordo com várias fontes concordantes.
O homem fez-se explodir antes de atingir uma patrulha de segurança desdobrada na rotunda de Ghiran, em Janzour, indicou uma fonte de segurança.
« O terrorista Kamikaze conduzia uma moto quando ele se fez explodir perto de uma patrulha de segurança, à entrada leste de Janzour”, precisou um responsável local.
Janzour é um luxuoso bairro turístico que alberga complexos turísticos e a sede da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) e que serve de local de residência de várias personalidades líbias.
A ameaça terrorista continua presente, na Líbia, com a existência de células dormentes de Daech, que perpetram, de vez em quando, ataques terroristas, os últimos dos quais remontam a 2019 após a ofensiva do marechal Khalifa Haftar contra Trípoli, visando nomeadamente o sul do país.
Desde a derrota da organização do Estado Islâmico, em dezembro de 2016, em Sirtes (centro), as ações de Daech diminuíram consideravelmente graças à eliminação pelos Estados Unidos dos líderes da organização através de raides militares.
Este ataque acontece num contexto de crise política, na Líbia, com manifestações de jovens líbios que protestam contra a corrupção, a deterioração das condições de vida com a falta de acesso aos serviços, à eletricidade, à água, à liquidez nos bancos e a cuidados de saúde, que culminaram na suspensão do ministro do Interior, Fathi Bachagha pelo Conselho Presidencial.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 01set2020