Libreville, Gabão (PANA) - Uma pessoa morreu e quatro outras foram feitas reféns num ataque em alto mar perpetrado, a 22 de dezembro corrente, por indivíduos não identificados a bordo de embarcações rápidas contra quatro navios, anunciou segunda-feira o Governo gabonês.
O ataque, descrito como um ato de pirataria, culminou na morte de um oficial da Marinha gabonesa que veio socorrer, sem êxito , os reféns a bordo de navios de pesca de pavilhão gabonês que teriam dado o alerta.
Logo depois de alertadas, as forças de defesa e segurança lançaram ações para securizar a zona e perseguir os autores, com a colaboração da Interpol e dos organismos sub-regionais, sublinha o Governo gabonês num comunicado.
Os piratas, cujas origens ainda são desconhecidas, abriram fogo para finalmente controlar a situação com uma extrema rapidez a bordo de navios mais rápidos do que os da Marinha gabonesa.
Um inquérito judicial foi aberto, sublinhou o procurador da República.
As costas gabonesas estendem-se numa distância de 885 quilómetros e é difícil, por falta de equipamentos de ponta, controlar esta vasta superfície marítima que é objeto, há alguns anos, de intrusões piratas experientes, lembre-se.
-0- PANA LAW/BEH/FK/IZ 24dez2019