Agência Panafricana de Notícias

Ataque de Charlie Hebdo dirigido contra humanidade, segundo SG das Nações Unidas

Túnis, Tunísia (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou quinta-feira à noite que o ataque da véspera contra a sede do semanário satírico francês Charlie Hebdo não foi uma guerra pela ou contra a religião, mas um ataque contra a humanidade.

Segundo ele, o polícia francês muçulmano assassinado de forma salvagem na rua lembra ao que todo o mundo está confrontado.

Sobre os preparativos para as eleições de fevereiro próximo na Nigéria, Ban Ki-moon deplorou o prosseguimento dos atos de violência cometidos pelo grupo "Boko Haram" que continua a assassinar cristãos e muçulmanos, a raptar mulheres e crianças e a destruir mesquitas e igrejas.

O responsável da ONU instou a seita "Boko Haram" a pôr termo à destuição de vidas e de sociedades e a libertar imediatamente as alunas raptadas e todas as outras pessoas sequestradas pelo grupo.

"Esta é a minha súplica, enquanto pai e avô", disse Ki-moon, acrescentando que ele vai neste sentido continuar "enquanto Secretário-Geral das Nações Unidas a busca, em colaboração com os países-membros, de outras medidas a tomar".

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 09jan2015