Agência Panafricana de Notícias

Ataque contra posto de Gendarmaria faz um morto no leste do Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Um civil morreu, na noite de segunda-feira à terça-feira, num ataque contra a Gendarmaria de Coalla, na província de Gnagna, no leste do Burkina Faso, soube a PANA de fonte de segurança.

Os assaltantes atacaram o posto da Gendarmaria por volta das 21:00 horas locais, e o balanço dá conta de um civil morto e as instalações do posto e alguns equipamentos incendiados.

As múltiplas operações militares levadas a cabo nesta região permitiram baixar a força dos supostos terroristas, segundo os observadores.

O Burkina Faso caiu, desde 2015, num ciclo de ataques terroristas na quase totalidade das suas províncias.

Desde sábado passado, cerca de 20 pessoas foram mortas, no centro-norte do país, provocando uma onda de deslocação massiva das populações para a cidade de Kongoussi, que fica a cerca de 115 quilómetros de Ouagadougou, a capital.

Segundo a fonte de segurança contactada pela PANA, pelo menos seis aldeões foram mortos nas localidades do centro-norte, enquanto aldeias inteiras esvaziaram-se, produzindo uma vaga de deslocados o confrontados com uma crise humanitária.

-0- PANA TNDD/IS/MAR/IZ 02out2019