Agência Panafricana de Notícias

Ataque contra brigada de luta contra banditismo na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Desconehcidos armados atacaram segunda-feira a sede da Brigada Especial Anti-Bandistimo (SARS) da Polícia nigeriana em Abuja, mas nenhuma vítima foi registada, noticiou a imprensa local.

Os membros da SARS afastaram os agressores após um tiroteio prolongado.

Os assaltantes são supostos membros da seita islamita Boko Haram, aparentemente em missão para libertar os seus camaradas, alguns dos quais são as vezes detidos na sede da SARS.

O ataque teve lugar menos de 24 horas após um duplo atentado suicida contra uma igreja situada num quartel em Jaji, a cerca de 35 quilómetros da cidade de Kaduna (norte), que fez 11 mortos e 30 feridos.

Ninguém reivindicou ainda o ataque de Kaduna, embora a Boko Haram seja suspeita.

Estes ataques ocorrem menos de uma semana depois de as autoridades nigerianas anunciarem uma recompensa de 290 milhões de nairas (cerca de 1,8 milhão de dólares americanos) para qualquer informação que permita a captura de 19 líderes da Boko Haram, incluindo o seu chefe, Ibrahim Shekau.

A seita islamita matou mais de três mil pessoas em atentados desde o lançamento da sua campanha de terror em 2009, após a morte do seu líder, Mohammed Yusuf, pela Polícia.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 26nov2012