Agência Panafricana de Notícias

Associações malianas manifestam-se para defender integridade territorial do país

Bamako, Mali (PANA) – Um total de 40 associações da sociedade civil maliana projetam organizar quinta-feira uma marcha para protestar contra as ideias de federação, de autonomia ou de independência preconizadas pelos movimentos armados do norte do Mali atualmente em negociação em Argel (Argélia) com as autoridades, soube a PANA junto dos seus organizadores.

A marcha vai agrupar a União Nacional dos Trabalhadores do Mali (UNTM), a Confederação Sindical dos Trabalhadores do Mali (CSTM), o Conselho Nacional da Juventude do Mali (CNJ), a Câmara de Comércio e Indústria do Mali (CCIM) e as comunidades do Mali, principalmente as do Norte, como a associação Kel Tamshek, que agrupa vários Tuaregues.

Os organizadores da marcha reafirmaram a sua adesão à unidade nacional e à integridade territorial através do slogan « Juntos, Salvemos o Mali. Não à Independência, Não à Autonomia, Não ao Federalismo ».

Evocando as lições da divisão do Sudão por iniciativa dos patrocinadores internacionais das negociações inter-sudanesas, os organizadores da marcha sublinharam, numa declaração, « nunca aceitar qualquer diktat que tocariá um centímetro quadrado do Mali ».

Eles afirmam trabalhar e chamar a atenção da autoridade para todas as derivas e sobretudo qualquer violação do princípio sacrossanto da boa governação.

A manifestação vai realizar-se simultaneamente em todo o território maliano, segundo os seus organizadores.

-0- PANA GT/BEH/FK/TON 24 set2014