Agência Panafricana de Notícias

Associações denunciam perseguição judicial contra presidente da Câmara de Nouakchott

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Várias organizações da sociedade civil e associações manifestaram-se, segunda-feira, nas instalações da Comunidade Urbana de Nouakchott (CUN), para denunciar as alegações de desvio de fundos atribuídas ao presidente da Câmara de Nouakchott, Ahmed Ould Hamza, constatou a PANA.

Eles reagiam assim às acusações de "subvenções abusivas", avaliadas em um milhão e 170 mil dólares americanos pela Inspeção Geral de Estado (IGE) nos exercício 2011 e 2012.

Solidários do presidente da Câmara de Nouakchott, os responsáveis de Organizações Não Governamentais (ONG) e associações rejeitam "a instrumentalização do IGE para um ajuste de contas de caráter político".

A presidente da ONG "Village de la Biodiversité" (Aldeia da Biodiversidade), Maimouna Abdallah Saleck, denuncia "um processo de inspeção irresponsável".

"O dinheiro dos subsídios foi concedido a várias centenas de ONG e associações em Nouakchott. Se há que reembolsar, cabe a nós fazê-lo. Como a IGE não sabe onde nos encontrar, vamos ao seu encontro para testemunhar", acrescentou.

-0- PANA SAS/TBM/CJB/DD 15jul2013