Agência Panafricana de Notícias

Associações criam unidade de crise para apoiar luta contra coronavírus no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - A presidente da Fundação Ingoba Descalzi anunciou, em Ponta Negra, principal centro económico do Congo, a criação de uma célula  interassociativa de crise para acompanhar o Governo na luta contra o novo coronavírus (Covid-19).

Até agora, o Congo tem 22 casos confirmados de Covid-19 dos quais dois resultaram em morte.

Há vários meses, o Mundo inteiro enfrenta uma das maiores crises sanitárias da sua história, causada pela pandemia do Covid-19.

Poupado durante algum tempo, o Congo foi gradualmente acrescentado à lista de países afetados pela pandemia, o que representa um desafio adicional para o Governo.

Face a esta situação, a Fundação Ingoba Descalzi quer dar o seu contributo, criando uma célula interassociativa de crise, responsável pelo acompanhamento das autoridades governamentais congolesas na feitura de propostas concretas e pragmáticas em determinados domínios.

Segundo a ministra congolesa da Saúde e População, Jacqueline Lydia Mikolo, 700 pessoas ligaram para os serviços de saúde, através do 3434 e outros números de emergência, para pedidos relacionados ao Covid-19.

Pelo menos 272 pessoas foram testadas em todo o território nacional, das quais 14 deram positivo, em Brazzaville, e oito em Ponta Negra, ou seja, oito por cento dos casos positivos de todos os testes realizados até agora.

-0- PANA MB/DIM/IZ 02abril2020