Agência Panafricana de Notícias

Associação de jornalistas sudaneses deplora confisco de diários de segunda-feira

Cartum, Sudão (PANA) – A Associação dos Jornalistas Sudaneses (SJU) protestou contra o confisco, segunda-feira última, da publicação de 14 diários pelos serviços de segurança sem nenhuma justificação.

Durante o dia de segunda-feira, 80 porcento dos diários sudaneses estiveram ausentes dos quiosques, depois de agentes dos Serviços da Inteligência (NISS) terem confiscado alguns jornais a nível de empresas de impressão e outros a níveis dos quiosques.

Num comunicado publicado terça-feira pela Agência Sudanesa de Notícias (SUNA), a SJU insistiu na necessidade de recorrer à justiça para analisar questões ligadas à imprensa e à publicação.

A associação afirmou que consultará autoridades políticas e de segurança, bem como instituições encarregues da imprensa para iniciar um diálogo “transparente e produtivo” destinado a pôr termo à imposição de medidas de emergência contra jornais.

No entanto, a SJU exorta organizações da imprensa a conformarem-se totalmente com os « valores profissionais » e fazerem um trabalho « livre e responsável” para preservar a segurança, estabilidade e integridade territorial e o tecido social “face às campanhas de conspiração e intrigas que visam a segurança económica, social e nacional do Sudão”.

Nenhuma razão oficial foi dada para o confisco destes títulos de jornais.

-0- PANA MO/SEG/NFB/IS/FK/DD 17fev2015