Agência Panafricana de Notícias

Associação Internacional de Desenvolvimento assiste crianças de rua na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O ministro dos Assuntos Sociais, Ação Humanitária e Solidariedade Nacional da República Democrática do Congo (RDC), Ferdinand Kambere Kalumbi, procedeu quinta-feira, em Kinshasa, ao lançamento oficial do projeto de assistência às crianças de rua (EDR), financiado pela Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) com 10 milhões de dólares americanos.

A cerimónia de lançamento deste projeto ocorreu à margem das celebrações do Dia da Criança Africana.

Na ocasião, Ferdinand Kambere indicou que as crianças na RDC estão confrontadas com sérios problemas, nomeadamente a probreza extrema, os conflitos, a desnutrição, o paludismo, o abandono e os maus tratamentos, as piores formas de trabalho e o HIV/Sida.

Tudo isso, disse, apesar da promulgação, em 2007, dum plano de ação nacional a favor dos órfãos e das crianças de rua e duma lei relativa à « proteção da criança » em 2009.

O ministro dos Assuntso Sociais precisou que a RDC regista cerca de 60 mil crianças em ruptura familiar, incluindo 14 mil em Kinshasa. São particularmente crianças e jovens de menos de 18 anos dos quais 74 porcento rapazes e 26 porcento raparigas.

Cerca de 20 porcento destas crianças nunca foram escolarizadas, ao passo que 64 porcento têm o nível do ciclo primário, disse.

A edição de 2011 da efeméride de 16 de junho foi organizada sob o lema : « Todos Juntos para Ações Urgentes a Favor das Crianças de Rua ».

-0- PANA KON/TBM/SOC/MAR/IZ 17junho2011