Agência Panafricana de Notícias

Assembleia-geral da Internacional Francófona do Diálogo Social abre em Cotonou

Cotonou, Benin (PANA) - A segunda assembleia-geral da Internacional Francófona do Diálogo Social (IFDS) abriu segunda-feira, em Cotonou (Benin), sob o lema "Diálogo Social, Políticas Públicas, Migração do Trabalho e Economia Informal", sob a presidência da ministra beninense do Trabalho e Serviço Público, Adidhath Mathys, constatou a PANA no local.

O encontro, que reúne representantes de cerca de 20 países de língua francesa, visa "aumentar e tornar mais inclusiva a participação dos parceiros sociais na elaboração de políticas públicas, nomeadamente nas áreas do emprego, da migração de mão-de-obra e da economia informal".

Organizada em colaboração com o Gabinete Internacional do Trabalho (OIT), a CNV International dos Países Baixos, esta atividade, que faz parte da orientação estratégica do IFDS, está relacionada com o reforço das capacidades dos seus membros.

Deverá permitir a estes últimos melhor compreender os papéis e as responsabilidades das partes interessadas no diálogo social tripartido no desenvolvimento económico e social e a contribuição do diálogo social para uma melhor abordagem das causas e consequências das migrações de trabalho.

O encontro de Cotonou vai igualmente abordar a contribuição de atores do setor informal nas economias na África francófona e as modalidades do seu acessos à segurança social.

O encontro, que termina quarta-feira, também vai rever e validar o documento do Projeto de IFDS, bem como o seu Plano de ações operacional.

-0- PANA IT/DIM/IZ 17dez2018