Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu 18 novos membros, dos quais o Botswana, o Congo, a República Democrática do Congo e o Togo, para integrar a sua Comissão Económica e Social para um mandato de três anos a partir de 1 de janeiro de 2014.
Os outros novos membros eleitos são a Antigua e Barbados, o Bangladesh, a Dinamarca, a Geórgia, a Guatemala, o Kazaquistão, Panamá e a Sérvia.
A China, a Nova Zelândia, a República da Coreia, a Federação da Rússia, a Suécia e o Reino Unido foram reeleitos.
Os 18 membros membros cessantes são a Bulgária, os Camarões, a China, a Dinamarca, o Equador, o Gabão, a Lituânia, o Malawi, o México, a Nova Zelândia, a Nicarágua, o Paquistão, o Qatar, a República da Coreia, a Federação da Rússia, o Senegal, a Suécia e o Reino Unido.
Os novos membros foram eleitos conforme o critério seguinte - quatro para África, quatro para a Ásia e Pacífico, três para a Europa Oriental, três para a América Latina e Caraíbas e quatro para a Europa Ocidental e outros países.
A Assembleia anunciou igualmente os cinco países designados na Comissão Económica e Social, nomeadamente o Benin, a China, a Etiópia, Haiti e o Japão, eleitos membros da Comissão dos Programas e Coordenação.
A Comissão é o principal órgão subsidiário da Comissão Económica e Social e da Assembleia Geral encarregue da planificação, programação e coordenação.
O seu mandato de três anos vai iniciar a partir de 1 de janeiro de 2014.
-0- PANA AA/VAO/ASA/JSG/IBA/FK&TON 02nov2013