Assembleia Geral da ONU elege 15 novos Conselhos dos Direitos Humanos
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu terça-feira 15 novos países para o Conselho dos Direitos Humanos, depois de o Peru e a Rússia não terem conseguido garantir um assento.
Após a contagem dos votos, o Presidente da Assembleia, Dennis Francis, anunciou que a Albânia, o Brasil, a Bulgária, o Burundi, a China, a Côte d´Ivoire, Cuba, a República Dominicana, a França, o Gana, a Indonésia, o Japão, o Kuwait, o Malawi e os Países Baixos foram eleitos para um mandato de três anos, a partir de 1º de janeiro de 2024.
China, Côte d´ivoire, Cuba, França e Malawi foram reeleitos para o seu segundo mandato, afirmou um comunicado da ONU.
O Conselho de Direitos Humanos, o principal órgão de direitos das Nações Unidas, visa defender e promover as liberdades fundamentais em todo o mundo. Criado em 2006, é composto por 47 Estados membros, eleitos por voto secreto pela maioria dos membros da Assembleia Geral.
Para garantir uma distribuição geográfica equitativa, os seus assentos são distribuídos entre grupos regionais de estados da seguinte forma: África (13); Ásia-Pacífico (13); Europa Oriental (6); América Latina e Caribe (8); e Europa Ocidental e outros (7).
Os novos membros juntar-se-ão à Argélia, Alemanha, Argentina, Bangladesh, Bélgica, Benim, Camarões, Chile, Costa Rica, Eritreia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Finlândia, Gâmbia, Geórgia, Honduras, Índia, Cazaquistão, Quirguistão, Lituânia, Luxemburgo, Malásia, Maldivas, Marrocos, Montenegro, Paraguai, Qatar, Roménia, Somália, Sudão e Vietname a 1 de janeiro de 2024.
-0- PANA MA/RA/BAI/JSG/MAR 11Out2023