Agência Panafricana de Notícias

Assembleia Constituinte aprova projeto de nova Constituição da Tanzânia

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - A Assembleia Constituinte da Tanzânia foi declarada “dissolvida”, quinta-feira, pelo seu presidente, Samuel Sitta, depois de aprovar a versão definitiva do projeto de nova Constituição para este país da África Oriental.

"Concluímos a nossa missão. O projeto de Constituição será oficialmente apresentado ao Presidente Jakaya Kikete, da República Unida da Tanzânia, e ao Presidente Ali Mohamed Shein, de Zanzibar, durante uma cerimónia especial prevista para 8 de outubro corrente em Dodoma, no centro da Tanzânia”, disse Sitta no seu discurso.

Na última linha direita desta missão, os membros da Assembleia tiveram de votar capítulo por capítulo o projeto da nova Constituição para garantir que obtenha o apoio obrigatório dos dois terços de cada campo da República Unida da Tanzânia.

"É um dia de alegria para todos os Tanzanianos amantes da paz", declarou por seu turno o primeiro-ministro Mizengo Pinda, na Assembleia, notando que o eleitorado espera com ansiedade por este projeto de Constituição antes de ser submetido a um referendo.

Para ele, "este projeto contém muitas boas coisas e conduzirá a nação à prosperidade".

Fazendo referência ao Programa de Desenvolvimento da Tanzânia "Visão 2022", o chefe do Governo tanzaniano disse que, no quadro deste projeto de Constituição, a Tanzânia deverá fazer grandes progressos na frente económica, contanto que ela adote um bom planeamento e preserve o seu clima pacífico.

"A questão da paz nacional deve ser levada a sério por cada cidadão. Quando campos opostos estiverem em divergência sobre uma questão de interesse nacional, devem buscar uma solução através do diálogo e não pela violência”, insistiu.

Segundo o primeiro-ministro, esta nova Constituição deve estar pronta antes das próximas eleições presidenciais e gerais previstas para o último trimestre de 2015.

-0- PANA AR/MA/NFB/IS/FK/IZ 03out2014