Assalto em aldeias no sul do Senegal
Ziguinchor, Senegal (PANA) - Homens armados não identificados assaltaram, domingo último, as aldeias de Niagha e Sinthiang Tening, em Casamança Média, no sul do Senegal, a cerca de 150 quilómetros a leste de Ziguinchor, a principal cidade desta região meridional do país, soube a PANA de fontes seguras.
Segundo testemunhas, 12 assaltantes intercetaram dois veículos, um jipe e um táxi, cujos ocupantes terão sido despojados de todas as suas pertenças, nomeadamente dinheiro e telemóveis.
O jipe pertenceria à Agência norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o seu motorista terá sido forçado pelos assaltantes a transportar objetos roubados até à fronteira com a Guiné-Bissau, situada a cerca de 10 quilómetros de local do ataque.
Este incidente reavivou o medo das populações locais, que já não vivenciavam roubos desta natureza há muito tempo e pensavam que a página de ataques armados já havia sido virada.
Esta região meridional do Senegal, cuja independência é reclamada pelo Movimento das Forças Democráticas do Senegal (MFDC), tem sido palco de violência desde 1982, mas, nos últimos anos, nota-se uma certa acalmia.
O MFDC ) Movimento das Forças Democraticas de Casamança) aderiu à dinâmica de negociações com o Estado senegalês e está atualmente a tentar unir suas frentes para falar de uma só voz.
-0- PANA MAD/JSG/CJB/DD 19nov2019