Bujumbura, Burundi (PANA) – Onze pessoas foram mortas, no sul do Burundi, na segunda-feira, 24, por indíviduos armados supostamente vindos da vizinha República Democrática do Congo (RDC), anunciou quarta-feira a rádio pública.
As 11 vítimas eram aldeões de Rumonge, uma província burundesa do litoral do Lago Tanganyika, fronteiriça com a RDC, indicou a fonte, citando fontes administrativas locais.
Os assaltantes teriam obrigado os aldeões a carregar os bens pilhados antes de os executar, indicou o governador de Rumonge, Consolateur Nitunga.
Os órgãos de defesa e segurança ainda não comunicaram sobre este ataque, bastante difundido pelas redes sociais, há três dias.
Este ataque ocorre depois da instalação de novas instituições eleitas que os oponentes exilados pressionam para obter o regresso pela força.
O clima sociopolítico do país ainda não está totalmente desanuviado, desde as controversas eleições gerais anteriores, e manchadas pela violência, incluindo uma tentativa de golpe de Estado militar, em 2015, notam os observadores.
-0- PANA FB/JSG/SOC/MAR/IZ 26agosto2020