Agência Panafricana de Notícias

Artistas pedem apoio do Governo durante Estado de Emergência em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) pediu, terça-feira,  a intervenção do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas para apoiar a classe artística e os autores que estão a viver "numa situação complicada" com a declaração do Estado de Emergência para evitar a propagação do Covid-19, em Cabo Verde.

Em declarações à agencia cabo-verdiana de noticias (Inforpress), o presidente da SOCA, Daniel Spínola revelou que os artistas, nomeadamente músicos, que se têm dirigido a esta entidade têm-se mostrado um pouco “apreensivos”.

A apresenção nasce do facto de já não terem meios de subsistência, uma vez que, os lugares onde atuam, nomeadamente hotéis e restaurantes, estão fechados.

“Isso pesa um pouco na situação económica deles e consequentemente nas suas vidas”, observou.

Para ele, o Governo tomou uma “boa medida” em termos gerais, mas falta ainda dar dignidade aos artistas e autores e, a seu ver, uma forma de se fazer isso é ajudá-los nesta situação difícil que enfrentam.

A SOCA, sublinhou, tem no seu organograma e no seu programa de ação a possibilidade de ter um departamento de apoio aos artistas e autores com atribuição de um fundo social e fundo cultural.

Entretanto, ainda não faz isso, visto que essa sociedade não tem um orçamento fixo e trabalha apenas com o montante da cópia privada, para distribuição aos artistas e autores.

Tem ainda um montante que é distribuído aos autores que têm alguma obra no mercado e que têm direito de receber pelo uso das suas obras.

“Infelizmente, nós não temos como ajudar os artistas que estão nessa situação, mas vamos ajudá-los de uma forma indireta, fazendo uma ponte e dialogando com o Ministério da Cultura, mostrando a importância de uma ação deles no sentido de, a partir de um fundo autónomo da cultura, promover algo que possa ajudar os artistas”, avançou.

A SOCA é uma pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza associativa e de adesão voluntária, e que tem como objetivo a defesa e proteção dos direitos autorais, em Cabo Verde.

Tem sede na Cidade da Praia, podendo a respetiva administração abrir delegações ou qualquer outra forma de representação, em qualquer outro ponto do território nacional ou no estrangeiro.

A SOCA tem por missão a gestão, proteção e promoção dos direitos morais e patrimoniais dos autores de todos os géneros e formas de criação literária, artística e científica.

-0- PANA CS/IZ 01abril2020