Agência Panafricana de Notícias

Artista africano cria Fundação para financiar infraestruturas em África

Lagos, Nigéria (PANA) – O “designer” internacional africano Oswald Boateng vai criar uma organização de caridade de vários milhões de dólares americanos, designada "Fundação Made In Africa", que vai inicialmente focalizar-se no financiamento de projetos infraestruturais em África, anuncia um comunicado divulgado terça-feira divulgado Lagos.

Ele vai criar esta organização em colaboração com o empresário nigeriano Kola Aluko e a companhia nigeriana de petróleo e gás "Atlantic Energy Drilling Concepts Limited".

A organização vai financiar a realização de estudos de viabilidade e de planos de gestão, antes de buscar financiamento junto de fontes como o setor privado, as instituições financeiras de desenvolvimento e os bancos comerciais.

Segundo a Atlantic Energy, o desenvolvimento das infraestruturas é um fator chave para a emergência dos países em desenvolvimento.

"O financiamento necessário para colmatar o défice de infraestruturas em África estima-se em cerca de 93 biliões de dólares americanos anualmente até 2020. Uma grande parte deste dinheiro está disponível, mas não pode ser concedido enquanto os estudos de viabilidade e planos de gestão não forem realizados”, sublinha a nota, citando a Corporação Financeira Internacional.

De acordo com o mesmo documento, a falta de capitais para atingir esta fase fez os Africanos ou as empresas africanas perderem várias oportunidades e realizarem poucos projetos.

-0- PANA PR/VAO/LSA/AAS/SOC/MAR/IZ 23nov2011