Agência Panafricana de Notícias

Armas encomendadas na Bélgica pela Líbia serão entregues

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O ministro-presidente do Governo valão, Rudy Demotte, ordenou, sexta-feira, a entrega das armas encomendadas pela Líbia, contestando assim o parecer do Conselho da mais alta jurisdição administrativa belga, que decidiu, em Outubro último, anular as licenças de exportação das armas para Tripoli.
O valor desta encomenda feita à Fábrica Nacional (FN) de Herstal, na região valã, está estimado em mais de 12 milhões de euros.
A compra envolvia 367 fuzis F2000, 367 fuzis P90, 360 pistolas 5.
7, dois mil fuzis de letalidade reduzida e mais de um milhão de munições.
As entregas destas encomendas à Líbia começaram em Julho logo que a licença foi concedida.
O ministro-presidente valão afirmou que uma segunda encomenda líbia de 111 milhões de euros será provavelmente respeitada porque a FN já assinou o contrato com o Governo líbio.
Ele explicou que para as encomendas ulteriores, o Governo Federal belga deverá exigir às oficinas de frabico de armamentos o seu parecer prévio antes de assinar o contrato de fornecimento de armas.
Assim, enquanto se aguarda pela adopção duma tal disposição, o Governo valão está perfeitamente no direito de emitir a licença de entrega de armas à FN para a encomenda líbia de 111 milhões de euros, sublinhou.