Agência Panafricana de Notícias

Armas destinadas à Líbia apreendidas no Mar Mediterrâneo

Roma, Itália (PANA) - Uma carga de armas foi apreendida no Mar Mediterrâneo, a bordo de um navio ostentando uma bandeira líbia, por equipas da operação europeia Sophia, soube-se quarta-feira de fonte bem informada em Roma.

Equipas da Sophia trabalham nas águas internacionais, ao largo das costas líbias, contra movimentos migratórios clandestinos e perseguem passadores e traficantes de seres humanos que se dirigem para costas da África do Norte, rumo à Europa.

Estas forças contribuem assim à execução da resolução 2292 da Organização das Nações Unidas (ONU) que instaura o embargo sobre as armas na Líbia.

Segundo a Agência Italiana de Notícias (AKAI), que citou terça-feira um comunicado da administração da operação Sophia, todas as armas apreendidas foram transbordadas para um navio alemão participante nesta operação a fim de as controlar e destruir, em conformidade com o parágrafo 3 da resolução onusina.

Um relatório será enviado às Nações Unidas com todas as provas relativas ao transporte de armas interditado à Líbia, devendo t a sdr enviado também aos países membros da ONU e à entidade da União Europeia encarregue da gestão da Sophia.

-0- PANA AD/IN/JSG/DD 03maio2017